Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

Tendências de marketing digital e marketing de Conteúdo para 2019.

Estivemos presentes no evento organizado pelo pessoal da @contenthackers, trazendo como convidado para esse primeiro dos 6 eventos que prometem para 2019, o @Tiago Otani CEO da IlhadoSilicio.com, seu projeto pessoal de Consultoria de Marketing agora que saiu da @Contentools.

 

 

Os eventos deles tem a proposta de ser um bate papo sobre um tema, que desta vez foi Tendências de Marketing Digital e de Conteúdo.

 

Trouxe esse post para te passar um resumo das tendências discutidas, para que você se antecipe (ou não fique pra trás) sobre as tecnologias, ferramentas, e estratégias mais recentes para o sucesso do seu negócio.

 

Então vamos começar: 

 

Vídeo Marketing
 

Essa é uma tendência de peso, todos nós sabemos o que é, e que possivelmente traz retorno, porém poucos fazemos.
 

De fato o consumo em vídeo vem ultrapassando todas as expectativas, do ponto de vista de usuários consumimos vídeos hoje por todos os lados, seja de amigos e familiares nos stories, como nossas séries favoritas, vídeos gerais e grandes marcas em anúncios em todos esses canais.

 

Vídeo Marketing pode ser utilizado em todas as etapas da jornada de compra em uma estratégia de Inbound, tanto para atração de topo de funil, na etapa de descoberta e consciência.

 

Como também no meio de funil para relacionamento, qualificação de leads, no momento de consideração da escolham, e ainda também na etapa de decisão no fundo de funil.

 

Um grande insight mencionado por Saulo da Content Hackers foi o de utilizar vídeos também em prospecção ativa, com um plus se for personalizado conforme a outra tendência que menciono mais abaixo aqui no post.

 

Vídeos tem custos mais baixos inicialmente, pois podem ser feitos com um smartphone e algumas ferramentas de edição, e depois você pode ir aprimorando e investindo mais em luzes, acessórios, outras ferramentas. A grande dica é Tenha Estratégia e Visão.

 

Inteligência artificial e aprendizado de máquina

 

 

Possibilitará decisões e ações mais rápidas. Aplicação em diferentes etapas do processo. Insights para aplicações diárias que já acontecem hoje.

 

Um tópico abordado foi o de entender a diferença entre estes dois termos.

 

O Machine learning gera dados inteligentes, que você consegue configurar para identificar tendências, testar diversas opções de um conjunto de anúncios por exemplo, para encontrar um vencedor.

AI (inteligência artificial) traduz esses dados captados e centralizados de forma a gerar insights como por exemplo direcionar mais verba de ads para um conjunto que está performando melhor, direcionar na hora que tem mais conversões.

 

São ambas tendências para ficar de olho, principalmente no marketing pois lidamos com mudanças, melhorias e atualizações constantes em todas as áreas.

 

Personalização de conteúdo

 

Utilizar a personalização de conteúdos é, antes de tudo, ir além do *primeiro nome* ou *empresa* nos emails, que ainda por cima são na maioria dos casos, emails autoresponder, ou seja, somente baseado em ações do usuário.

 

Além disso, os conteúdos personalizados em dados dos usuários podem ir bem mais longe, como textos diferentes para cada perfil de pessoa em landing pages, textos de blog, anúncios online (em especial os retargetings), e por que não nos vídeos também como mencionamos acima? 

 

No geral, essa personalização de mensagens permite exibir conteúdo hiper segmentado em escala. Proporcionar experiências personalizadas para diferentes personas que a sua empresa está buscando alcançar, e ainda potencializa a tomada de ações por parte do usuário.

 

*Grande Insight para Ecommerces.

 

Topic Clusters e Pillar Pages

 

 

Fortalece a autoridade e a navegação no website. Relevância se estende pelas páginas. E permite explorar várias dimensões de um tema.

 

Funciona quase como um índice mas aponta para links internos, além de ser um conteúdo extremamente completo e útil para o usuário, portanto também é referenciado em outros conteúdos com links internos e externos.

 

Nesse link você pode conferir mais sobre a técnica mencionada no blog de nossos parceiros da Contentools.

 

SEO local e pesquisa por voz. 

 

Smart devices como Google home, alexa, Xiaomi ou diversos outros impulsionam a adoção da pesquisa por voz em grande escala nos EUA e no mundo. Isso e a alta adesão aos podcasts contribuem muito para esta tendência, que no Brasil vê seus primeiros passos.

 

Pesquisa local e por voz se unem quando fazemos pesquisas por melhor restaurante japonês em local x, ou se a farmácia y está aberta agora. 

 

Chatbots

 

 

Utilizar Chatbots em sua estratégia de Marketing é tornar o relacionamento com o seu lead de forma mais natural, rápida e sem complicações. São de consumo e adoção mais rápida por parte do usuário. Mas eles não fazem tudo.

 

Um grande insight que a galera conversou bastante foi sobre a utilização da forma correta de chatbots. Mas o que seria uma forma correta para isso?

 

Utilizar para resolver problemas ali, e não linkar entre outros canais como whatsapp, email, pois os chatbots são parte fundamental em uma estratégia de Marketing Conversacional.

 

Os chatbots funcionam muito bem para atuarem de forma pró-ativa na geração de leads, relacionamento e qualificação dos mesmos, como por exemplo te perguntando se ficou com dúvidas enquanto visita a página de planos/preços do seu serviço.

 

E também, funcionam muito bem atuando de forma reativa, ou seja, servindo como um canal de relacionamento para acompanhar pedidos, solucionar chamados de dúvidas no momento.

 

Micro Influencers

 

 

Utilizar micro-influenciadores  pode lhe ajudar a aumentar a penetração e alcance do seu conteúdo online, e também impulsionar a conscientização de oferta do seu produto ou negócio de forma mais pessoal.

A gestão correta traz um melhor roi. E ainda, quando bem utilizado essa estratégia gera um engajamento incrível (e orgânico), que é gerenciável e extremamente mensurável.

 

Uma ideia aqui é aproveitar o marketing de influencers para promover cases de sucesso, conteúdo que será distribuído para a sua audiência no momento de consideração, ou meio de funil, para impulsionar a tomada de ação do lead.

 

Mas sem desconsiderar a força de uma um influenciador na consciência/descoberta do seu público pela audiência, sendo um ótimo canal para topo de funil.

 

Essas foram algumas das diversas tendências que estão surgindo a cada dia, impulsionado pela nossa evolução constante como consumidores, como seres humanos, e também pela tecnologia e ferramentas disponibilizadas com a Internet.

 

Quer aprender como colocar isso tudo em prática para o crescimento do seu negócio? Conheça a estratégia de Inbound Marketing e aprenda a aplicar no seu negócio com nosso guia grátis:

 

 

Obrigado pessoal do @content hackers e @Thiago Otani pela troca de ideias, até a próxima!

 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload