Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

Planejamento de Marketing: O Caminho para Aumentar suas Vendas

 

A sua empresa está em busca de um determinado objetivo? Você tem métricas claras para analisar se vão atingir eles?

 

Encontrar respostas para essas questões parte de você implementar em sua empresa um Planejamento de Marketing que seja ágil, eficiente e acima de tudo que gere resultados reais em vendas.

 

Mas se engana quem acredita haver uma ''receita de bolo'' ou um cartilha rumo ao sucesso que se adeque a todas as empresas.

 

Mesmo porque são diferentes negócios, com personas distintas e que demandam esforço e atenção voltados para diferentes tipos de prioridades.

 

Porém, há um problema em comum a muitos negócios: a falta de uma gestão estratégica focada em resultados, e não ter objetivos claros, faz com que essas empresas não consigam ter controle e medir as ações praticadas pelo time.

 

Para que isso não ocorra, existem ações e pontos essenciais que não podem ser esquecidos e que compõem um bom planejamento de marketing.

 

Confira o passo a passo para criar o seu Planejamento de Marketing para 2019

 
Estabeleça um objetivo

 

Um planejamento estratégico para um empresa, só faz sentido, se ela souber de antemão quais objetivos ela deseja alcançar ao divulgar a própria marca ou serviço, concorda?

 

Pois esse deve ser o primeiro passo, definir um objetivo é o norte para que o seu time defina que ferramentas utilizar para que esse objetivo possa render resultados previamente estipulados.

 

Por exemplo, um planejamento de marketing pode ter como objetivo aumentar as vendas, o número de visitas no site, ampliar a base de leads, fidelizar clientes, ganhar autoridade, entre outros.

 

Defina a sua persona

 

Os objetivos escolhidos estão diretamente relacionados com o seu público alvo, mais especificamente a sua persona.

 

Dependendo de quem é a sua persona, é possível definir como se comunicar com ela, em que canais ela está presente, que tipo de conteúdo deve ser produzido para ela, quais iscas digitais usar para atrair a sua atenção, entre outros.

 

Além disso, um ponto muito importante é pensar na transformação que seu cliente passa ao adquirir seu produto/serviço. 

 

Qual o estado antes, e o estado depois dele ao se tornar seu cliente.

 

 

Faça uma declaração de Valor de sua empresa. Tente colocar em uma frase, mais ou menos assim:

 

(sua empresa) permite com que (seu público alvo/persona), possam/consigam (benefício de seu produto/serviço para seu cliente).

 

Canais de vendas

 

Da mesma forma que é importante para uma loja física o ponto comercial onde ela está localizada, os canais online onde a sua marca está exposta são importantes.

 

Não adianta, por exemplo estar promovendo uma campanha no Pinterest se o seu público alvo utiliza mais outras redes sociais.

 

 

Além disso, dê relevância e importância para o seu site, atraindo visitas com conteúdos relevantes para a persona, engajando com ela solucionando suas dúvidas.

 

Convertendo esses visitantes em leads com conteúdos mais aprofundados que sejam úteis, educativos, e transformando esses leads em ''oportunidades quentes'' para vendas.

 

Não se limite apenas ao Inbound, utilize outras formas de prospecção de clientes em conjunto, como o outbound.

 

 

Para diferenciar as duas definições, pense no seguinte. Ao pescar com uma rede você pega vários tipos de peixe, e acaba selecionando depois somente os que você quer realmente, além de pegar galhos e algumas outras coisas que não são peixes.

 

Isso é Inbound.

 

Agora pense em pescar com um arpão, você seria muito mais direto e preciso na pescaria, sabendo exatamente qual o tipo de peixe que você quer.

 

Isso é Outbound.

 

E o mais legal é mesclar essas duas formas de prospecção para garantir o máximo de retorno possível e crescimento do seu negócio.

 

Coloque o seu time de vendas para trabalhar entrando em contato direto com o cliente, via e-mail ou por telefone. Confira mais sobre Inside Sales aqui.

 

 

Métricas

 

Um planejamento de marketing eficiente é aquele que pode ser medido através de métricas pontuais e estratégicas, acompanhando os resultados.

 

De nada adianta colocar uma estratégia para funcionar sem poder medir se ela está dando certo.

 

Analisar esses dados auxilia aos profissionais do seu time a testar hipóteses e dar continuidade às experiências e ações que têm convergido e dado resultados.

 

Além disso e talvez mais importante, proporciona visão mais ampla do ROI (retorno de investimento) que se está tendo com as ações no geral.

 

Você pode fazer análises na camada de negócios, com o funil de vendas completo:

 

 

Análises mais estratégicas, como em conteúdo pela jornada de compra:

 

 

E ainda análises mais personalizadas em cada uma das etapas e canais envolvidos na camada de negócios.

 

Qual canal de tráfego trouxe mais visitas para o seu site? Qual o nível de engajamento em redes sociais?

 

Qual foi o conteúdo que gerou mais leads? Tempo do lead se tornar cliente e ações necessárias para tal? 

 

Você tem uma infinidade de números e métricas para se basear e verificar se as ações estão performando bem.

 

Mas não saia medindo tudo. Analise somente o que interessa realmente, e deixe as métricas de vaidade de lado. (likes em redes sociais por ex.)

 

Algumas das métricas principais são:

 

  • Retorno de investimento (ROI);

  • Custo por Lead(CPL);

  • Visitas/tráfego;

  • Taxa de conversão;

  • Custo por visitante;

  • Custo por clique (CPC);

  • Ticket médio;

  • LTV (tempo de vida do cliente);

  • Churn
     

OKR (Objectives and Key Results)

 

Todo planejamento de marketing passa pela aplicação de uma metodologia de gestão que atenda ao ritmo frenético do mercado, atualmente, tanto para vencer a concorrência quanto para dar rapidez e eficiência para a execução de processos internos.

 

 

Pois o OKR é um modelo de gestão claro e simples, que preza pela transparência e que se preocupa mais em medir os resultados do que o esforço para obtê-los, porém, isso não implica em diminuir o ritmo ao a dedicação do time.

 

Essa metodologia define objetivos concisos e que determinam um norte a ser seguido e estabelece metas cujo impacto está no caso desse objetivo ser atingido com êxito.

 

Para atingir esse objetivo, teremos ações específicas que devem ser aplicadas e medidas, aí temos nossos KPIs.

 

 

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho.

 

Também conhecidos como KSI, Key Success Indicator, KPIs são nada mais, nada menos do que as métricas que você eleger como essenciais para avaliar um processo de sua gestão.

 

São os indicadores que você, como gestor, vai definir para acompanhar a evolução das operações, evitando se perder em meio a uma quantidade absurda de relatórios e dados que não levam a lugar algum.

 

É por meio dela que você manterá o foco para ir atrás das metas. No caso, os OKRs mencionados antes.

 

Certo é que seja qual for a estratégia de marketing utilizada, marketing de guerrilha, viral, inbound ou outbound, é preciso sempre ter claro um objetivo definido, planeje ações para atingi-los e métricas para medir se está funcionando.

 

Inclua também em seu planejamento aproveitar datas importantes, como a Black Friday, quando a sua empresa pode oferecer ofertas e promoções capazes de agregar valor e aumentar o número de clientes.

 

Tenha um calendário das datas importantes do ano e se programe de antemão para elas. Assim como um calendário de conteúdos que serão divulgados em seu blog e redes sociais.

 

Esperamos que este post lhe ajude a entender mais sobre a Importância de um bom Planejamento de Marketing, e que você cresça seu negócio em 2019.

 

Sucesso!

 

P.S.: Se você quiser uma ajuda para pensar e elaborar uma estratégia de Marketing e Vendas para o Crescimento do seu negócio, nós podemos lhe ajudar! 

 

Já ajudamos algumas empresas do Brasil e do Exterior a implementar processos de Marketing que trouxeram 300% de aumento em tráfego para nossos clientes. E o próximo pode ser você!

 

Confira aqui como fazer para solicitar a nossa ajuda e crescer seu negócio em 2019.

 

Até logo.

 

 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload