Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

Tudo o que você precisa saber sobre Facebook ads para ter sucesso em seus anúncios.

 

Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre Facebook ads, e aprenda como acelerar o crescimento de audiência e resultados utilizando os anúncios do Facebook.

 

 

 

Por que investir em Facebook Ads

 

Quando o assunto é marketing em mídias sociais, muita gente se engana ao achar que não se gasta nada para trazer resultados, já que as ferramentas são gratuitas.

 

Isso não está totalmente certo. Sempre há um investimento de dinheiro, tempo e energia, especialmente em produção de conteúdo. No entanto, concordo e defendo que é um investimento muito mais acessível para micro e pequenas empresas do que anunciar da forma tradicional, e o resultado é muito maior e altamente mensurável.

 

Talvez em função dessas possibilidades de crescimento orgânico, criou-se um certo preconceito de que gastar com publicidade online não é "o jeito certo" de fazer marketing digital.

 

Pelo contrário. Investir em compra de mídia online - como links patrocinados, Facebook ads, entre outras formas - é uma grande maneira de complementar e amplificar os investimentos em conteúdo e SEO, além de ser fundamental para antecipar resultados no início, quando a empresa ainda não possui muita autoridade online.

 

No caso do Facebook, seus anúncios segmentados funcionam muito bem para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível. Por isso, recomendo fortemente a compra de anúncios no Facebook especialmente para se atingir alguns benefícios específicos que falarei mais adiante.

 

Definindo os objetivos do anúncio

 

Antes de começar a anunciar, é preciso pensar especificamente no que a empresa espera com a ação, ter objetivos e metas bastante claros. Ao meu ver, existem três grandes objetivos que podem ser bem explorados no Facebook: 

 

  • Branding / Comunicados gerais

Se sua empresa alterou a logo, lançou um novo produto ou serviço, ou fez qualquer ação cujo objetivo é informar, comunicar algo ao usuário, gerar reconhecimento, fortalecer uma imagem ou posição desejada, os Facebook Ads podem de fato ajudar.

 

Alguns exemplos de ações: mudança de horários ou de atrações em um estabelecimento,  aquisição de uma nova empresa ou tecnologia, vencimento de um prêmio, alterações de preços, etc. 

 

Esse tipo de ação não costuma ser tão comum nas médias e pequenas empresas e um de seus grandes problemas é que geralmente o impacto é medido por visualizações apenas, que não permitem um cálculo preciso de retorno sobre o investimento. O retorno é muito intangível, o que é ruim para quem tem orçamento limitado e precisa de retorno em cada canal investido.
 

  • Promover ofertas específicas

A diferença desse tipo de objetivo para o Branding é que há uma expectativa clara de algum tipo de resultado mais concreto.

 

No caso de e-commerce, o mais comum é a venda dos produtos em si. Já para as vendas mais complexas, a geração de Leads através do preenchimento de formulários costuma ser o resultado desejado. 

 

Nesse caso a vantagem está em mensurar precisamente quanto cada real investido trouxe de retorno em conversões.

 

Além disso, para diversos negócios, a compra de Links Patrocinados se tornou muito competitiva (e cara!), enquanto os Facebook Ads se revelam como uma saída bastante interessante de publicidade, oferecendo preços razoavelmente estáveis e acessíveis.

 

  • Criar uma audiência

Criar uma audiência em mídias sociais costuma levar tempo.

 

São necessários muitos esforços em relacionamento e produção de conteúdo de qualidade para que, ao longo do tempo, sua empresa consiga conquistar uma base relevante de “fãs” ou “seguidores.”

 

No entanto, quando essa base é conquistada, os benefícios são enormes. Afinal, trata-se de um ativo permanente da empresa, ou seja, um canal relevante que sempre vai estar acessível sem preço algum e pemite a comunicação da empresa com o potencial cliente ao longo do tempo, trabalhando a posição de referência da empresa na cabeça do cliente.

 

Para empresas que possuem um blog e/ou produzem eBooks e Webinars, essa base sempre funciona muito bem para comunicar os lançamentos para os leitores, que cumprem também o papel de divulgar para seus amigos.

 

A compra de Facebook Ads é uma forma de acelerar consideravelmente o processo de criação dessa audiência. Com investimentos relativamente pequenos, os anúncios funcionam como catalisadores e ajudam a “turbinar” o crescimento orgânico.

 

Empresas que estão começando têm dessa forma uma chance de aumentar seu alcance e estabelecer sua posição de forma rápida. 

 

  • Impactar e engajar sua audiência

Talvez você já tenha ouvido falar no Edge Rank.

 

Ele é um algoritmo do Facebook que, baseado em alguns fatores, filtra o que exibir para cada usuário. Atualmente cerca de 2% do total dos seus fãs veem as suas publicações de maneira orgânica (sem ser paga).

 

Recentemente tivemos uma outra alteração que gerou bastante tumulto, sobre o facebook priorizar os posts dos amigos no news feed, se quiser veja o comunicado oficial aqui.

 

Ter campanhas no Facebook Ads é uma alternativa para impactar uma parcela maior daquelas pessoas que já curtiram a sua página, gerar um engajamento delas e fazer com que suas publicações sejam exibidas para elas (um dos fatores do Edge Rank é justamente a interação).

 

Estrutura das campanhas

 

Vamos começar pela estrutura das campanhas no Facebook Ads.

 

O Facebook Ads tem três níveis: Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios.

 

Essas divisões possibilitam focar melhor os anúncios para cada grupo específico, ter um controle maior sobre orçamento e cronograma e analisar os resultados com mais facilidade.

 

Vamos ver a seguir mais detalhadamente cada nível dessa estrutura.
 

 

 

Campanha

 

 

Em nível de campanha você deve escolher um objetivo específico, que pode ser aumentar o número de curtidas em sua página, direcionar visitantes para o seu site, gerar envolvimento com alguma publicação da página, etc.
 

Conjunto de anúncios

 

 

Dentro de cada campanha você pode criar diferentes conjuntos de anúncios, de acordo com o segmento que deseja atingir. Um exemplo: uma campanha para gerar cliques no seu site pode ter um conjunto de anúncios para pessoas de São Paulo e outro para pessoas de Santa Catarina.

 

Para cada grupo de anúncios é possível determinar um orçamento e um cronograma específicos, o que permite um controle maior por parte do usuário.
 

Anúncios

 

 

No nível dos anúncios, é possível fazer variações de textos, imagens, links, etc. Além disso, aqui são definidos os lances (valores de CPC ou CPM) e outras definições do público-alvo.
 

Opções de anúncios no Facebook

 

Existem diferentes tipos de anúncios, cada um com seus objetivos. É a partir do resultado final que você deve criar a sua campanha.

 

Essa configuração facilita para o usuário criar seus anúncios e atingir seus objetivos.

 

Ao clicar em “Criar um anúncio”, aparecerá uma tela como esta abaixo:

 

 

Vamos ver o que significa cada uma dessas alternativas.

 

Impulsionar suas publicações: anúncios que impulsionem sua publicações e aumentam curtidas, comentários, compartilhamentos, reproduções de vídeos e visualizações de fotos.

Promover sua página: anúncios para construir público no Facebook.

Alcançar pessoas próximas à sua empresa: anúncios locais, ótimos para restaurantes, food trucks...

Aumentar o Reconhecimento da Marca: anúncios para gerar reconhecimento da marca, como o nome já diz, o nome já é auto explicativo.

Enviar pessoas para o seu site: anúncios para estimular pessoas a visitar seu site.

Obter instalações para seu aplicativo: anúncios para estimular pessoas a instalar o seu aplicativo.

Aumentar a participação no seu evento: anúncios para promover seu evento.

Obter visualizações do vídeo: anúncios para obter visualizações de vídeo.

Adquirir cadastros para o seu negócio: anúncio focado na geração de leads.

Aumentar conversões no site: anúncios para promover ações específicas no seu site. Será preciso usar um pixel de conversão de monitoramento para medir os resultados.

Aumentar o envolvimento com o seu aplicativo: anúncio para motivar o envolvimento com o seu aplicativo

Fazer as pessoas obterem sua oferta: anúncios para promover ofertas que você criou. É preciso usar uma oferta já criada ou criar uma nova.

Promover um catalogo de produtos: anúncios para divulgar um catálogo de produtos.

 

Impulsionar publicação

 

Já falamos anteriormente que as publicações orgânicas no Facebook só atingem em média 3% das pessoas que curtiram uma página. Isso porque Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que filtra o que exibir para cada tipo de usuário e faz com que muitas pessoas não vejam o que sua empresa publica.

 

Como solução, o Facebook disponibilizou o Impulsionar Publicação, uma ferramenta em que sua empresa paga para que um número maior de pessoas visualize sua publicação.  

 

Isso é ideal para impactar aquelas pessoas que não vinham mais interagindo com a sua página e fazer que elas se engajem e voltem a ver suas publicações. É bastante indicado para os casos em várias pessoas já curtiram a marca e a intenção é aproveitar essa base, seja para uma oferta específica ou para Branding.

 

Esse é um dos tipos de anúncios mais fáceis de se comprar. Basta entrar na página da empresa e, abaixo  de cada uma das publicações mais recentes, estará o botão.

 

É preciso escolher o alvo, que podem ser pessoas curtem a página e seus amigos ou um público específico (é possível definir localização, idade, gênero e interesses ). Após isso, em “mais opções”opte pela duração de tempo que deseja que a publicação seja promovida (de 1 a 7 dias), defina seu orçamento e pronto: está feito!

 

Dicas para criar anúncios efetivos

 

Foque no seu público

 

Uma dica óbvia, mas importante na hora de segmentar, é pensar com a cabeça do cliente, enxergar seu público.

 

Temos como exemplo uma empresa que vendia um software de email marketing e ao anunciar colocou nos interesses: “software as service”, “email marketing”, etc.  

 

O problema é que esse anúncio vai focar em pessoas que tenham curtido esses itens ou que tenham esses itens em seu cargo.  

 

Será que essas pessoas se interessariam pela ferramenta? É muito mais provável que essa segmentação fosse atrair outras empresas de software ou mesmo os concorrentes e não o público mais interessado em comprar o produto: os gerentes ou diretores de marketing.

 

Por isso tome cuidado e tente fazer uma análise mais concreta dos interesses do seu público.
 

Imagens

 

As imagens são, sem dúvidas, o item de maior destaque dos anúncios. Por isso são consideradas uma das grandes responsáveis pelo bom desempenho de uma campanha.

 

Procure por imagens que ajudem seu anúncio a chamar a atenção: use e abuse de cores vivas. Imagens de pessoas também costumam se destacar, principalmente se tiver relação clara com o que sua empresa estiver oferecendo. 

 

Teste Muito

 

Esse ponto é essencial para o sucesso dos seus anúcios: testar.

 

Não ache que basta apenas colocar suas campanhas no ar e deixá-las lá vai trazer os melhores resultados. É importante acompanhar o que está acontecendo e experimentar variações de texto, imagens, segmentação do público, etc.

 

Quanto maior a taxa de cliques no seu anúncio, menos você vai pagar por cliques nele! Boa notícia, não é? Então procure sempre otimizá-los para gerar mais resultados e gastar menos.

 

Confira esse infográfico da Wishpond com alguns dados sobre os anúncios no facebook:

 

 

 

 

Conclusão: 

 

Nesse post eu procurei explicar um pouco sobre os anúncios no Facebook e como você pode se beneficiar dessa plataforma, que no meu ponto de vista, é a mais eficaz da web pela quantidade de dados em que se pode basear para lançar uma campanha.

 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload