Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

O que é Marketing de Conteúdo e como ele pode impactar os seus negócios?

 

Nos dias atuais, as pessoas se relacionam de forma diferente com as marcas, assim como também mudou o jeito dessas marcas divulgarem e chegarem até seus clientes.

 

Saber o que é marketing de conteúdo ajuda a entender melhor como clientes e empresas se relacionam online e estabelecem as relações de consumo, e como empresas de crescimento acelerado estão utilizando essa metodologia para fazer mais negócios.

 

Por trás de cada e-mail, blog post, conteúdo em rede social ou anúncio há todo um planejamento estratégico voltado para o desenvolver o relacionamento, engajamento e  a atração de novos e antigos clientes.

 

Fato é que há um problema em comum a vários empreendedores, que é o de tornar a sua marca conhecida e construir um relacionamento eficiente com os potenciais clientes, sendo capaz de aumentar o número de vendas e por consequência, o seu próprio faturamento. Além de utilizar as redes sociais somente para divulgar seu produto.

 

Se você tem esse problema, neste post vamos explicar o que é marketing de conteúdo, como também mostrar que existem passos e etapas essenciais para fazer dessa estratégia um importante aliado para o seu negócio. Vamos lá?

 

Sem tempo de ler agora? Baixe o Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo em PDF para ler mais tarde!

 

O que é marketing de conteúdo?

 

" Marketing de Conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos de valor, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida, e, ultimamente, para levar os clientes à ações lucrativas " - Content Marketing Institute

 

Em linhas gerais, marketing de conteúdo nada mais é do que o planejamento de uma estratégia eficiente em atrair clientes por meio da produção de conteúdos, que sejam ao mesmo tempo, valiosos e relevantes para seu potencial cliente.

 

Porém, o primeiro passo para construir este tipo de estratégia, se inicia com o conhecimento de quem é o seu cliente ideal, a sua persona, que nada mais é do que a definição, por meio de pesquisas e análises comerciais, do perfil do tipo de cliente que se interessa pelo seu negócio.

 

Ao focar os seus esforços em definir quem realmente tem interesse no seu negócio, você consegue definir quais são os assuntos que o interessam, gerando maior engajamento e consequentemente mais resultados.

 

Entendendo o comportamento do consumidor

 

Garantir a visibilidade da própria marca sempre foi e será o objetivo de qualquer empresa. No passado meios de comunicação como as revistas ou jornais, através de propagandas, ou mesmo as embalagens dos produtos, serviam como canais diretos de marketing de conteúdo, cuja função era atrair a atenção do cliente e ser "considerado na prateleira".

 

Acontece que o comportamento do cliente mudou, assim como a jornada de compra, que começou a ser desenvolvida online. Assim a tarefa de atrair novos clientes e entender o que é marketing de conteúdo, passa por compreender o que as pessoas mais fazem na internet, em geral:

 

  • Utilizam mecanismos de busca com o Google ou outros mecanismo de pesquisa, em busca de assuntos diversos;​

  • Fazem uso das redes sociais praticamente o dia inteiro;​

  • Utilizam email;

  • Consomem conteúdos em sites e blogs diversos.

 

Agora pense: Se essas pessoas buscarem por algum assunto relacionado ao seu produto, elas encontrarão sua empresa? Você produz conteúdo relevante para ela em seu blog e divulga nas redes sociais? É aqui que o Marketing de Conteúdo entra em ação!

 

 

Onde publicar?

 

Entender o que é marketing de conteúdo, nos leva portanto a focar no comportamento do consumidor. Isso ajudará e muito na hora de planejar onde promover conteúdos que atraiam o interesse do cliente e sejam capazes de levá-lo a tomar as decisões que esperamos, para que esses acessos sejam convertidos em vendas.

 

Sites e blogs

 

Por exemplo, já que se sabe que as pessoas consomem conteúdos de sites e blogs, criar um blog para a empresa, um calendário editorial, pautas para conteúdos a serem produzidos e estabelecer uma rotina de publicações semanais, uma ou duas por semana, da forma a um planejamento de conteúdo promissor e robusto, a médio e longo prazo.

 

Esses conteúdos produzidos são focados em palavras chave. Palavras essas que os seus potenciais clientes estão buscando no Google diariamente, portanto o objetivo disso é fazer com que os seus conteúdos sejam encontrados no topo dos resultados de busca.

 

Redes Sociais

 

Sabemos também que as pessoas utilizam as suas redes sociais com frequência, logo, o caminho consiste em descobrir que redes sociais são as mais frequentadas pelos seus clientes e investir em mídia paga, em anúncios e publicações que convertam para uma publicação do seu blog ou para uma landing page com uma oferta.

 

Há, inclusive, várias ferramentas que podem facilitar o trabalho da sua empresa nas redes sociais e ser um importante aliado para alcançar o seu público, e assim aumentar o número de conversões e vendas.

 

Qual tipo de conteúdo produzir?

 

O ideal é após o planejamento da persona, e a definição de quais canais ela utiliza e que sua empresa irá utilizar para divulgar esse conteúdo, você entender e definir em qual etapa da jornada de compra do cliente o conteúdo se encaixa:

 

fonte: DigitalMarketer 

 

Acima temos a visão geral do funil de Marketing dividido em 3 etapas, você provavelmente verá em outros sites versões com 4, 5 ou 6 etapas.

 

Utilizamos 3 para simplificar, mas basicamente são as etapas que um potencial cliente passa até comprar seu produto: Descoberta, Consideração e Decisão. 

 

Abaixo uma versão desse mesmo funil porém da visão do Marketing de Conteúdo:

 

 

No geral são separados em 3 etapas, conhecidas como TOFU (topo do funil), MOFU (meio do funil) e BOFU (fundo do funil).

 

Como você pode ver na imagem acima, cada uma dessas etapas tem um formato "sugerido" de acordo com o momento da jornada de compra do seu potencial cliente.

 

Além disso, cada etapa da jornada tem seus objetivos e suas métricas a serem avaliadas, como você pode ver nos gráficos abaixo:

 

 

Acima os objetivos em cada etapa, na ordem TOFU, MOFU e BOFU.

Abaixo as métricas em cada etapa, na mesma ordem.

 

 

Com isso em mãos, persona definida e transformação proporcionada pelo seu produto/serviço você poderá criar uma estratégia de conteúdo que gere resultados em vendas! Mas você deve estar se perguntando, marketing de conteúdo dá resultados?

 

De acordo com uma pesquisa recente da Profitwell, o CAC (custa de aquisição de clientes) é 30% maior em mídia paga (anúncios no google, facebook, etc.) do que com Marketing de Conteúdo.

 

 

Além disso, 47% dos compradores visualizam de 3 a 5 conteúdos antes de se envolverem com um representante de vendas.

 

Empresas com blogs tendem a obter 67% mais leads do que aquelas que não têm um blog, e as taxas de fechamento de marketing ainda são de 8 a 10 vezes maior em comparação com uma estratégia de prospecção ativa outbound.

 

Então sim, dá resultados.

 

Porém de nada adianta construir todo um planejamento voltado para a conversão de novos clientes, se não for feita uma mensuração periódica dos resultados apresentados pela sua estratégia.

 

Mensurar os resultados implica em menos tempo e dinheiro jogados no lixo. Falaremos mais sobre relatórios e acompanhamento da estratégia em um próximo post.

 

É bom deixar claro que o planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo é um ''trabalho de formiguinha'', que não apresentará resultados da noite para o dia, mas sim a médio e longo prazo e investindo sempre na otimização do relacionamento entre cliente-empresa.

 

Feito corretamente, seu marketing de conteúdo não apenas atrairá clientes potenciais, mas também os moverá através do funil de marketing para gerar mais vendas e expandir seus negócios.

 

Para isso, é ideal ter uma agência de inbound marketing parceira e qualificada, que será capaz de elaborar e aplicar estratégias eficientes de marketing de conteúdo e permitir que você possa focar no desenvolvimento do seu negócio.

 

Baixe o Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo em PDF e aprenda muito mais!

 

 

Você tem alguma dúvida sobre estratégias para aumentar as suas vendas e crescer seu negócio? Deixe nos comentários abaixo que iremos lhe ajudar!

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload