Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

O que é Growth Hacking e como Escalar meu Negócio com essa Metodologia

 

Abrir um negócio não é a parte mais difícil para um empreendedor. Fazer com que ele cresça é um desafio ainda maior! Mas crescer como? Como escalar o meu negócio com eficiência e aumentando as vendas?

 

Essas e outras perguntas invadem as mentes de empreendedores todos os dias.

 

Para respondê-las, existem ferramentas, técnicas e estratégias capazes de fazer com que o seu negócio cresça, porém, é necessário adotar uma metodologia que atinja resultados em todas as etapas do seu negócio, como por exemplo, o Growth Hacking.

 

Apesar de ser essa uma metodologia relativamente moderna, ela já faz parte da realidade de várias empresas, tanto no Brasil quanto no exterior, e tem demonstrado ser bastante eficiente e objetiva nas busca e obtenção de indicadores expressivos de crescimento.

 

Curioso para saber um pouco mais sobre essa técnica? Continue lendo nosso artigo e saiba se este é o momento ou se isso era o que faltava para crescer seu negócio de forma saudável e eficaz!

 

O que é Growth Hacking?

 

Não há uma tradução literal do termo para o português, entretanto, podemos dizer que Growth Hacking significa marketing orientado para experimentos, segundo denominou Sean Ellis, que foi Head de Marketing do LogMeIn e tralhalhou para a Dropbox e que criou esse termo.

 

Em linhas gerais, esse método trabalha em busca de ''gatilhos'', brechas ou falhas em cada uma das etapas do negócio, que ao serem identificadas e melhoradas estimulam um crescimento acelerado, sempre através da mensuração de resultados, análise do funil de vendas e promover testes que ofereçam diferentes resultados para cada ação praticada.

 

É bom deixar claro que essa metodologia pode ser aplicada por um time de Growth Hacking ou mesmo um profissional capacitado, da própria empresa ou de uma agência de marketing.

 

E não deve se limitar somente a área de marketing, visto que em uma empresa temos diversas etapas e processos, naturalmente estão lá os gargalos que podem ser identificados e melhorados.

 

Por isso que o Growth Hacking deve ser tomado como uma cultura dentro da empresa. Devem ter responsáveis em cada área sim, para planejamento, mensuração, mas a execução deve ser responsabilidade de todos os envolvidos.

 

*Crescimento de buscas pelo termo

 

O foco não é apenas na aquisição

 

Planejamento é a palavra-chave para entendermos como aplicar uma estratégia de Growth Hacking.

 

O marketing tradicional se importa quase que somente na aquisição de novos clientes, já com o Growth Hacking vamos analisar e otimizar todos os meios de contato com o potencial cliente para garantir o maior ROI possível das ações.

 

Ao analisar parte por parte o seu funil de vendas, perceba uma coisa: quantos clientes foram perdidos durante a jornada do cliente do seus produtos? De fato, a conversão média em e-commerce Brasileiro no geral é de 1,3%.

 

Só de perceber esse ponto, já da para notar que investir em engajamento e na nutrição do seu público são o melhor caminho para manter uma clientela assídua e que compra regularmente de você!

 

Portanto investir em marketing de conteúdo é um dos recursos dos quais uma estratégia de Growth Hacking se utiliza.

 

Canais

 

Identificar aonde o seu público está é essencial para a estratégia funcionar. Que canais eles utilizam e os tipos de conteúdo feitos para ele devem nortear o início das ações.

 

Logo, experimentar diversos formatos de conteúdos e saber como abordar o seu público alvo, ajuda tanto a entender as formas de interação que eles mais gostam e a desenvolver ações que sejam realmente eficazes, invista em relacionamento e conteúdo!

 

Funil de vendas

 

Não se precipitar é a tônica para que uma boa estratégia de crescimento dê certo. Não adianta ter identificado que canais explorar ou produzir conteúdo para nutrir seus clientes, se você ainda não fez uma análise criteriosa do seu funil de vendas, etapa por etapa.

 

Foque parte dos seus esforços em identificar falhas, de uma fase para outra, e em gerar um tráfico capaz de alimentar o funil, continuamente e sem falhas. Veja cada etapa do funil como uma porta de entrada que precisa dar sequência a outra sem que o cliente se perca durante a jornada do cliente.

 

 

Organize e priorize as suas boas ideias

 

Um bom planejamento de Growth Hacking, por mais que você tenha seguido as condições anteriores, somente dá certo se você organizar de maneira clara e simples as boas ideias a serem aplicadas, sem se esquecer de dar prioridade a cada uma delas, que são quatro:

 

  • Aquisição.

  • Ativação.

  • Monetização.

  • Retenção.
     

União entre os setores

 

Identificar oportunidades para melhorias do processo realizado no funil de vendas significa concentrar esforços para resolver os gargalos entre as etapas do funil.

 

Mas para que isso aconteça, é necessário que cada departamento da empresa tenha potencial para se tornar um ponto de contato com o funil, ao invés de trabalhar em várias frentes, faça com que os seus times se completem e se alinhem para trabalhar um objetivo por vez, com isso, a produtividade e a comunicação entre diferentes setores melhora, gerando resultados melhores.

 

Faça e repita os testes

 

O que diferencia bastante o Growth Hacking das outras estratégias de marketing, é a busca incessante por melhores resultados, através de testes e experimentações.

 

A diferença nas prioridades da realização destes testes vai variar, apenas, se o negócio for uma Startup ou outro tipo de negócio, pois demandam esforços, tempo e custos diferentes.

 

Crescer mais rapidamente implica em testar diferentes variáveis em um menor tempo possível. Essa rapidez possibilita que cada experimento possa determinar que procedimentos deram ou não certo, sem dar margem para erros e para que se repitam os testes que deram resultado.

 

É fato que o Growth Hacking veio para ficar! Mesmo em tempos de crise, utilizar uma metodologia que preze por um crescimento acelerado pode ser um diferencial entre quem a utiliza e a concorrência.

 

Esperamos ter ajudado para tornar este um conceito mais claro, e que você não pare apenas por aqui e continue a ler e entender mais e mais sobre estratégias de crescimento para seu negócio.

 

Aliás, gostou do nosso artigo? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com aquele amigo empreendedor que vai gostar de aprender e aplicar essa metodologia em sua empresa.

 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload