Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

Criando um Conteúdo Relevante: O Checklist para uma estratégia de Marketing de Conteúdo de Sucesso

 

Investir em conteúdo de qualidade tem sido uma estratégia adotada amplamente nos últimos anos por diversas empresas que perceberam a importância desse modelo de marketing. Antes de entrarmos de vez no Checklist do Marketing de conteúdo, vamos recapitular:

 

O que é Marketing de Conteúdo

 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca engajar com o público-alvo escolhido para a sua empresa, aumentando a rede de clientes e de potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, ocasionando uma percepção positiva da sua marca e, com isso, gerar mais vendas.

 

Uma ótima estratégia de conteúdo consiste em eliminar a adivinhação da execução, para que o conteúdo criativo (e assertivo) possa florescer.

 

Para aprender de vez como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente, confira agora os passos mais importantes para garantir um conteúdo de qualidade e que traga os melhores resultados em aquisição de tráfego qualificado para os canais da sua empresa!

 

Checklist para um Conteúdo Excelente

 

1º Conteúdo Encontrável


Ao criar conteúdo, lembre-se de que, a menos que algo seja enviado diretamente aos usuários, eles provavelmente precisarão encontrá-lo (e, mesmo quando você envia um email, as coisas podem se perder em uma caixa de entrada). Verifique se você está usando as diretrizes de SEO para escrever ou criar conteúdo encontrável nos canais de busca.

 

Estes passos pressupõem que você fez a pesquisa de palavras-chave - selecionadas com base em seus objetivos e pesquisas de usuários.

 

  • Para textos online - páginas ou blog


Use apenas uma tag H1 e várias tags H2 em suas páginas da Web, pois elas ajudam na classificação do mecanismo de pesquisa e dividem o texto em uma página. Certifique-se de destacá-los no deck de cópias (ou qualquer sistema que você use para mover o conteúdo da criação para a produção) para que a pessoa postando o conteúdo entenda como codificá-lo. Se necessário, use as tags H3, mas entenda que elas não conseguirão o mesmo retorno para seus investimentos em termos de resultados de SEO que as tags H1 e H2.


Personalize os metadados (título, palavras-chave e descrição) para que ele descreva o conteúdo da página de acordo com sua pesquisa de palavras-chave.


Inclua links para outras páginas do site para aumentar o valor do conteúdo que os spiders dos mecanismos de pesquisa atribuem às suas páginas. Os spiders são os robôs que rastreiam seu site para encontrar conteúdo relevante.


Inclua tags alt em suas fotos e outras imagens para que elas apareçam em pesquisas de imagens. Descreva a imagem na imagem (porque as tags alt foram projetadas primeiramente para deficientes visuais) e use essas tags para destacar seu conteúdo.

 

Por exemplo, se você tem uma foto de médicos realizando uma cirurgia, a tag alt poderia ser: “Os médicos do Sweet Valley Hospital em Sweet Valley, Califórnia, são especialistas em separar gêmeos idênticos em uma cirurgia conhecida como separação idêntica, como mostrado em esta fotografia."

 

  • Conteúdo Para vídeo


Publique seu vídeo no YouTube ou Facebook para aumentar a probabilidade de que ele seja visto. Gostamos de usar o YouTube porque nos permite contar com precisão as visualizações. Seja qual for a plataforma usada, marque o conteúdo para que ele possa ser encontrado:


Inclua possíveis palavras-chave no seu título.
Forneça um resumo detalhado e rico em palavras-chave.

 

  • Conteúdo Para áudio


Distribua em diferentes formatos, como MP3, WAV e WIFF, para que ele esteja disponível para diferentes públicos-alvo. Se um cliente em potencial não tiver o formato necessário para ouvir o arquivo de áudio, sua meta de criar e distribuir o conteúdo terá sido bloqueada.


Crie um resumo detalhado e título onde o conteúdo pode ser baixado. Para alguns veículos de entrega, esse é o sistema em que ele está armazenado, como o iTunes. Para outros, pode ser a página em que você publica o arquivo.


Abrigue cada clipe de áudio em uma página de conteúdo relevante para que o texto e o áudio se apoiem mutuamente nos esforços de SEO, demonstrando conteúdo relevante para os mecanismos de pesquisa.

 

2º Conteúdo legível


Depois que os usuários encontram seu conteúdo, eles consideram que o texto pode ser lido? Embora essa questão se aplique ao conteúdo escrito em si, o texto é a principal maneira pela qual as pessoas consomem informações, por isso é uma categoria importante.

 

Ao considerar a legibilidade, lembre-se de que os usuários verificam até encontrar o conteúdo de que precisam. Detalhe: qualquer ótimo artigo na Web respeita o momento do usuário que está consumindo o conteúdo. Portanto, considere usar o seguinte:

 

 

- Estilo de escrita em pirâmide invertida: Os fatos mais importantes devem estar no topo. Por exemplo, a imagem acima foi produzida usando software de rastreamento ocular. Você pode ver onde os olhos do usuário foram digitalizados na página: veja como essa forma segue uma pirâmide invertida.

 

- Chunking: Mantenha os parágrafos curtos. Seguimos a regra de três: não mais que três sentenças em um parágrafo, e não mais do que três parágrafos sob um único cabeçalho. Marcadores e listas numeradas: quando as pessoas desejam consumir informações rapidamente, listas e marcadores são úteis.


- Linguagem consistente: Evite confundir seus leitores. Por exemplo, como você se refere a sua empresa ou instituição em uma página? Se você continuar trocando seu nome pelo uso do termo "nós", isso vai confundir seu público. Use um guia de estilo para ajudar todos a acessarem a mesma página.

 

3º Conteúdo compreensível


Criar conteúdo que os usuários entendam é um desafio quando os tópicos são complexos. Nos serviços de saúde e recrutamento, onde fazemos muita consultoria e criação de conteúdo, estamos cientes disso. Muitas vezes, escrevemos em um nível de leitura da oitava série. Mesmo isso pode ser muito elevado para alguns leitores.

 

Como você pode criar conteúdo compreensível, não importando em que setor você está?

 

Escolha o tipo de conteúdo correto. Por exemplo, se os usuários tiverem um momento "aha" ao ver algo esboçado, use um vídeo ou uma apresentação de slides em vez de um texto escrito.


Crie personas para seus diferentes públicos-alvo e combine o nível de complexidade do conteúdo com a capacidade do usuário de compreendê-lo.
 

Sempre forneça contexto. Mesmo que você ache que pode parecer condescendente, pense em explicar até mesmo os conceitos mais básicos para seus usuários. Você nunca sabe onde alguém está pulando na conversa.


Aplique um nível de leitura padrão ao seu conteúdo para cada projeto e atenha-se a ele. Isso deve ser baseado nas pessoas e na pesquisa de mercado de seus usuários. Existe uma função no Microsoft Word para testar os níveis de leitura - você pode querer experimentar essa pontuação.


Fornecer informações valiosas para o usuário. Isso poderia ser uma nova informação ou uma nova maneira de articular uma ideia existente. Às vezes as metáforas ajudam as pessoas a entender melhor.

 

4º Conteúdo Acionável


Você está criando conteúdo porque quer que os leitores ajam (se não, revise sua estratégia de marketing de conteúdo). Como você pode ter certeza que isso acontece?

 

Inclua uma chamada óbvia para a ação.


Torne mais fácil para os usuários comentarem e fazerem perguntas, tanto pública quanto privadamente. Por exemplo, permita comentários no blog ou direcione pessoas para a página do Facebook da sua empresa. Se você aceitar comentários através de sua página de contato, torne esta página fácil de encontrar e fácil de usar.


Forneça links para conteúdo relevante ou programe seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para fornecer opções a outros conteúdos que os usuários tenham gostado.


Inclua uma lista de itens acionáveis ​​na parte superior, se o conteúdo for longo. Por exemplo, se você está escrevendo sobre o tratamento do diabetes, no topo da história, resuma três pontos que definem o diabetes e explique como controlá-los.

 

5º Conteúdo compartilhável


As pessoas confiam mais em seus amigos do que em marcas. Como você pode fazer com que os usuários compartilhem seu conteúdo com seus amigos?

 

Provoque uma resposta emocional com seus leitores. Quando comecei a escrever artigos sobre marketing de conteúdo, um dos meus editores me disse: "As pessoas são mais propensas a compartilhar polêmicas".


Forneça um motivo para compartilhar. Por exemplo, você pode contar uma história sobre como compartilhar informações de saúde entre si ajudou uma família a aumentar seus esforços de exercício.


Pergunte ao seu público. Por exemplo, peça aos usuários que compartilhem o conteúdo dizendo: "Compartilhe esse conteúdo com as pessoas que você acha que podem gostar" no final de cada artigo.


Facilite o compartilhamento. Trabalhe com sua equipe de TI para pesquisar e decidir qual widget de compartilhamento é o melhor para sua organização.


Permitir que os usuários personalizem o compartilhamento. Por exemplo, quando nós retuitamos, gostamos de adicionar hashtags ou referenciar outras fontes.

 

Conclusão

 

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo seu time na venda de marketing de conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Já que você está aqui não deixe de aprender mais. Confira esse outro conteúdo exclusivo: ebook Marketing de Conteúdo – o que você precisa saber para começar.

 

 

Já está mais avançado e quer uma ajuda mais prática? Confira nesse ebook 31 exemplos de conteúdos para você produzir em seu blog! *testados e comprovados.

 

 

Ao seu sucesso! 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload