Posicione sua Empresa de forma Estratégica com Marketing Digital, gerando Resultados em Vendas e Crescendo seu negócio. Nosso objetivo é DOBRAR O FATURAMENTO de 100 empresas até Dez/2019. A sua será uma delas?

Made with ❤️ para te ajudar a crescer

Navegação

  • nos siga no facebook
  • nos siga no linkedin
  • nos siga no twitter
  • Siga-nos no instagram

© 2019 Todos os

direitos reservados

Agência Sétimo Dígito

Black Friday 2019 - Você está preparado?

 

É chegado aquela época do ano novamente. E não se engane pois não é do carnaval que estou falando. Muito menos natal e ano novo, não, nem de longe.

 

A data que bate em nossa porta novamente é a já famosa BLACK FRIDAY.

 

Vamos falar nesse texto sobre a origem da black friday, com números atuais de intenção de compra dos consumidores e ainda te dar algumas dicas para aproveitar esse período para alavancar as vendas do seu negócio, seja ele físico ou digital.

 

Mas antes, gostaria que você fizesse algumas perguntas para si mesmo, melhor ainda se repassar para pessoas estratégicas da empresa: "Nós estamos aproveitando os clientes atuais? Sabemos quem são eles? Qual o ticket médio do meu melhor cliente esse mês?

 

Essas épocas específicas de festas, etc, são ótimas para adquirir clientes novos, um empurrãozinho para aqueles indecisos de plantão e pq não vender novamente para nossos clientes atuais.

 

Se você ainda não tem cadastro de clientes, não mensura o LTV (tempo de vida do cliente com nossa empresa), consequentemente não trabalha para reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes), e somente gastar mais para campanhas de descontos pode ser um tiro no pé, você pode acabar ficando refém dessa estratégia para tentar vender sempre então gasta na divulgação, gasta com desconto, logo, prejuízo constante.

 

Essa data, que provavelmente surgiu nos EUA em meados da década de 90, tradicionalmente sendo no dia posterior ao dia de ação de graças.

 

Desde lá, alias, já havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes nas lojas, já que a data abria o período de compras para o natal.

 

Um pouco de História

 

O termo Black Friday já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo, mas só se tornou popular em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

 

No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.

 

Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair o maior número de consumidores através de ofertas.

 

Black Friday no Brasil

 

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online.

 

Os produtos mais almejados eram televisores e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%. Segundo a consultoria E-Bit, em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas somente na internet, que corresponde a 3,5% do faturamento anual, consolidando assim a Black Friday como uma das datas mais importantes para o comercio online.

 

Histórico importantíssimo e super relevante que nos mostram, como empreendedores, que não podemos deixar essa data passar em branco, além de trabalharmos nossas ofertas e descontos de forma inteligente, estratégica e acima de tudo verdadeira e transparente.

 

Black Friday 2019 - O que esperar?

 

Graças ao ambiente propício, promovido, em grande parte, pelo governo federal em conjunto com os outros poderes também em níveis estaduais e municipais esse ano, todos estamos com muitas expectativas com essa data, e principalmente os consumidores.

 

A Opinion Box em parceria com a Social Miner realizaram mais uma pesquisa exclusiva de intenção de compra para entender como o brasileiro vai comprar na Black Friday. Baixando o ebook da pesquisa você vai descobrir: Quem pretende comprar; Segmentos que mais vão vender; Quanto o brasileiro quer gastar, como prefere pagar e como está procurando por produtos; E muito mais! Confira a pesquisa completa clicando aqui.

 

De qualquer forma, vamos abordar alguns pontos dessa pesquisa com algumas dicas para você aproveitar essa data para aumentar suas vendas!

 

Intenção de compra na Black Friday dos Brasileiros

Pesquisa Black friday - direitos Opinion box e Social Miner - Baixe aqui

 

Segundo a pesquisa, apenas 1,1% do público selecionado para a mesma desconhece o que é a black friday no Brasil. Por outro lado 78,9% do público tem intenção de aproveitar as ofertas no período!

 

O que o consumidor espera da sua marca?

Pesquisa Black friday - direitos Opinion box e Social Miner - Baixe aqui

 

83,30% do publico espera "preços competitivos" e promoções relevantes. Descontos. Além disso o frete também é um fator decisivo na hora da decisão do cliente.

 

Onde as pessoas vão pesquisar?

Pesquisa Black friday - direitos Opinion box e Social Miner - Baixe aqui

 

Você estava tranquilão achando que era só publicar nas redes sociais e "impulsionar" que já era suficiente para "aparecer" e vender. De acordo com a pesquisa, no ranking de canais onde as pessoas irão buscar pelas melhores ofertas as redes sociais nem estão no pódio, ficando em quarto lugar com 35,10% do publico.

 

Sites de busca como Google e Bing são exatamente a fonte de ofertas preferida dos respondentes, com representatividade de mais de 57%!

 

Logo após temos comparadores de preço 45,10% e sites de e-commerces com 31,90%.

 

Então, como fazer para sua marca aparecer quando um potencial cliente busca por algo relacionado ao seu negócio no google? Escrevi um outro texto bem completo sobre isso, confira aqui.

 

E quando vão começar a comprar?

Pesquisa Black friday - direitos Opinion box e Social Miner - Baixe aqui

 

Tem muitas empresas que, no embalo da Black Friday, acabam estendendo as ofertas por dias, semanas e até pelo mês de novembro inteiro!

 

48% do público "pretende comprar no dia, para ter certeza que conferir todas as ofertas", já 29,40% querem aproveitar as ofertas que surgirem ao longo da semana que antecede a Black Friday, e 22,60% quer aproveitar as ofertas do mês da Black Friday!

 

Conclusão

 

Aumentar as vendas nem sempre é uma estratégia simples, muito menos barata. Descontos, liquidações, e todas as estratégias de baixar o preço impactam diretamente em todos os números da empresa.

 

O seu custo de compra do produto provavelmente terá sido o mesmo, vai precisar fazer estoque, preparar equipe com horas extras se for abrir mais cedo e fechar mais tarde, e diversas outras áreas impactadas.

 

Anunciar durante esses dias e mês vai custar mais caro em qualquer plataforma de anúncios, uma vez que a concorrência (que já não é baixa) vai estar em peso querendo audiência, e você pode não conseguir entrar nessa briga.

 

O meu conselho? Já te falei no início do texto, invista em saber quem são seus clientes, uma vez sabendo quem são, oq comprar, quanto, quando, você pode enviar ofertas personalizadas sem precisar disputar a atenção nos anúncios online por exemplo.

 

Se quiseres saber mais confira nossos outros conteúdos aqui no blog, ou baixe nossos materiais gratuitos através desse link.

 

 

 

 

 

Please reload

Guia para aumentar suas vendas

 Receba dicas de marketing e vendas que vão ajudar no crescimento de sua empresa! 

PUBLICAÇÕES RECENTES

Please reload

O QUE VOCÊ PRECISA

Please reload

guia de marketing no facebook
banner3 250x250.png
BANNER 02 (PNG).png
1 - Banner (JPG) 02.jpg
Please reload